Os receios dos mais cépticos não se confirmam: Paredes de Coura encheu-se de festivaleiros na noite de recepção, apesar do aumento dos preços dos bilhetes relativamente ao ano anterior e de um cartaz marcadamente alternativo. Segundo a organização, cerca de oito mil pessoas vieram à noite de abertura, tradicionalmente mais fraca em termos de afluência.

Boa parte do público deve chegar terça-feira, com a primeira noite recheada de concertos.

!!! e Death From Above 1979 são bandas imperdíveis em cima de um palco, mas há também dois nomes importantes do revivalismo “new wave” (Kaiser Chiefs, que abriram o concerto de U2 em Lisboa, no domingo, e The Bravery).

Os Foo Fighters, de Dave Grohl, fecham a noite e devem trazer muitos à vila minhota. A abrir a noite no palco principal, actuam os “pop-punkers” MXPX. No palco Songwriters, tocam os portugueses The Unplayable Sofa Guitar.

A falta de um patrocinador e a aposta num cartaz forte, marcadamente virado para o rock alternativo, estão, segundo a promotora Ritmos, na origem do alto preço dos bilhetes (45 euros por bilhete diário e 80 euros por passe para os quatro dias).

Apesar dos altos preços comparativamente a outros anos e mesmo a outros festivais deste Verão, a organização está confiante. No total foram colocados à venda 15 mil passes e três mil bilhetes para cada dia, o que totaliza 18 mil pessoas em caso de esgotar.

A surpresa escocesa

O concerto do quarteto escocês Sons and Daughters entusiasmou centenas de pessoas que se aglomeraram no exíguo espaço do palco Songwriters.

Rockabilly, algum raiva punk primária à Patti Smith e o bom velho rock’n’roll surpreenderam um público participativo.

Adele Bethel tem uma postura desleixada em palco – o que só lhe fica bem. Dividiu as vozes com Scott Paterson, senhor de muito estilo. Apesar de serem relativamente desconhecidos, foram uma boa surpresa.

Seguiram-se pela noite dentro os “dj sets” de Trailer Trash, entre o “electro” e a “house”, e os portugueses Zig Zag Warriors, dupla de Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés, com Miguel Quintão.