O Benfica foi o único "grande" a não vencer na ronda inaugural. Vitórias fora marcam arranque da Liga.

A jornada inaugural da Liga betandwin.com fica marcada por muitas vitórias fora, que disfarçam a escassez de golos, capítulo em que se destacaram estreantes e brasileiros. A Naval 1º de Maio merece amplo destaque, ao vencer naquela que foi a sua partida de estreia no principal escalão do nosso futebol.

Liderada por um Manuel Cajuda muito rotinado e experiente, o conjunto da Figueira da Foz foi a Guimarães derrotar Jaime Pacheco que nunca havia entrado a perder num campeonato. Com Bruno Fogaça a apontar o melhor golo da jornada, nem as três expulsões limitaram os visitantes, que ampliaram por Lito. À atenção do FC Porto.

Também o Rio Ave surpreendeu pela positiva, dominando um Penafiel que não vence na estreia desde 1980/1981. Com o debutante Cleiton a pautar o jogo, a turma de António Sousa reagiu bem à mudança de treinador. Venceu por 2-0, com golos do médio ex-Grêmio Imunhense e de Milhazes, também ele um reforço para a nova época.

No que toca a ganhar fora, também o Nacional de Manuel Machado fala com autoridade. Foi buscar três pontos ao terreno do recém-promovido Paços de Ferreira, com o avançado André Pinto a começar a nova época como acabou a anterior: a marcar. José Mota tem poucas soluções e muito trabalho a fazer na Mata Real.

Grandes com dificuldades

Benfica, Sporting e FC Porto passaram por dificuldades. Jogou primeiro o Sporting, que ganhou com golos de Rogério e de Deivid a um Belenenses que marcou por Pinheiro. Num desafio em que os guarda-redes se destacaram pela negativa, o onze leonino sofreu para somar três pontos.

No sábado jogou o Benfica, ainda à espera de reforços. Perante uma Académica bem montada e com alicerces que Nelo Vingada conseguiu cimentar, a conjunto de Koeman não logrou alterar o nulo inicial. Karyaka teve a melhor ocasião do jogo, mas a vitória não seria justificada. João Pereira foi expulso e pode falhar a recepção ao Sporting (3ª jornada).

No Dragão, Adriaanse contornou traumas recentes. Ganhou em casa, ainda que tenha deixado a excelência exibicional para datas futuras. O Estrela da Amadora remeteu-se em demasia à defesa e viu Ricardo Costa, na recarga a um cabeceamento de Lisandro López à barra, desviar para o único golo da partida.

Braga promete

No Bessa, o novo Boavista de Carlos Brito não foi além de um nulo diante do Vitória de Setúbal. Resultado modesto de um conjunto que promete bem mais. Em Barcelos, e perante um Marítimo que começou a partida com dez estrangeiros, o Gil Vicente venceu com um tento solitário de Marcos António.

A fechar a ronda, o Braga foi a Leiria provar que a qualificação para a UEFA já é objectivo curto para o plantel à disposição de Jesualdo Ferreira. Uma equipa fortíssima e que pode lutar com FC Porto, Benfica e Sporting por um acesso à Liga dos Campeões. Na estreia, Césinha resolveu após livre-bomba de Hugo Leal.

André Viana