“O Porto é hoje uma cidade mais limpa”. Rui Sá faz assim um balanço positivo do seu mandato à frente do pelouro do Ambiente na Câmara do Porto. O vereador comunista considera que existe hoje uma “nova atitude cívica” e que muito foi feito em matéria de equipamentos de limpeza e na sua manutenção.

Na apresentação dos contentores enterrados Citytainer, sexta-feira ao fim da manhã, Rui Sá sublinhou que há uma nova atitude face aos contentores. “Hoje recebo muito mais cartas de cidadãos a pedir contentores na sua rua do que para os tirar”, exemplificou.

CitytainerA fase final do plano de modernização destes equipamentos de limpeza decorre este mês com a colocação de 15 contentores Citytainer (uma novidade na cidade) e 85 novos contentores semi-enterrados Molok, a somar aos 350 já existentes.

A colocação dos novos equipamentos “permite completar o processo de contentorização da cidade” iniciado neste mandato, afirmou o vereador.

Rui SáPara a aquisição do equipamento, a câmara fez um contrato de “leasing” no valor de 367 mil euros, pagos em rendas mensais de 5 mil euros.

Os Citytainer apresentam várias vantagens relativamente aos tradicionais contentores verdes de grandes dimensões: ocupam o espaço de um contentor pequeno já que o lixo é guardado numa bolsa subterrânea; têm capacidade para quatro mil litros de resíduos (o quintúplo dos contentores tradicionais); e são mais higiénicos e menos propensos à propagação de maus cheiros.

Cerca de 50% destes equipamentos vão ser colocados na baixa da cidade, “por razões estéticas”, explicou Rui Sá. A instalação dos novos equipamentos vai permitir transferir 166 contentores antigos para áreas da periferia ainda não servidas por equipamentos do género.

Texto e foto: Pedro Rios