Portugal recebe o Luxemburgo sábado e desloca-se à Rússia quarta-feira, podendo assegurar desde já o primeiro lugar no Grupo 3 da zona europeia de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2006. Objectivo: confirmar o apuramento para o Mundial da Alemanha na jornada dupla que se segue.

Na máxima força e com Nuno Valente de regresso, bem como a quase totalidade dos titulares que Scolari dispensou no amigável frente ao Egipto, a turma nacional tem um jogo teoricamente fácil ante o Luxemburgo. Todavia, o empate consentido no Liechtenstein deve servir de aviso ao conjunto português, muito mais forte do que os amadores luxemburgueses.

Mais difícil deverá ser a deslocação ao terreno da Rússia, onde será quase utópico pensar na repetição dos 7-1 registados em Alvalade.

Portugal parte com uma confortável vantagem e será primeiro no final do encontro, mesmo perante uma derrota. Em Moscovo, a responsabilidade está toda na turma local.

Para estes encontros, Scolari deve fazer alinhar: Ricardo; Paulo Ferreira, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Costinha, Maniche e Deco; Figo, Cristiano Ronaldo e Pauleta.

Os sub-21 jogam sexta-feira e terça-feira frente às esperanças de Luxemburgo e da Rússia, respectivamente. Em jogo está o apuramento para o Europeu do próximo ano. Até agora, Portugal conta por vitórias todos os jogos realizados.

André Viana
Foto: Frabizio Munisso