Ainda sem data de início de funcionamento, o “Autocarro VivaCidade” fez, quinta-feira, a sua viagem de apresentação. Inserido no projecto “Porto Cidade de Ciência”, o autocarro tem como objectivo facilitar o transporte a estudantes e investigadores que trabalhem na cidade.

O trajecto do autocarro vai ligar instituições científicas, culturais e empresariais, desde a Praça dos Leões, a Cedofeita, passando pelo Campo Alegre, Avenida e Rotunda da Boavista, até ao pólo da Asprela e Paranhos, mas o circuito ainda vai ser definido pelos STCP.

Segundo a gestora do projecto “Autocarro VivaCidade”, Ana Maria Magalhães, o passe para professores, investigadores e estudantes deverá ser grátis. Não vai ser permitida a utilização do serviço por outro tipo de utentes.

A viagem inaugural, que contou com a presença do presidente da câmara, Rui Rio, e de alguns membros da direcção científica do projecto, teve como destino o Conjunto Habitacional do Monte de S. João, onde estão localizados dois apartamentos (com cinco quartos no total), que vão ser usados como residências para as centenas de investigadores estrangeiros ou nacionais que vêm trabalhar para o Porto.

Rui Rio afirmou aos jornalistas que a decisão de alojar os investigadores naquele local “tem uma lógica social”, já que mistura cientistas com habitantes comuns dos bairros.

O autarca referiu que, no futuro, a autarquia vai disponibilizar mais apartamentos para investigadores noutros bairros da cidade. As candidaturas para as residências vão estar sob a responsabilidade do “Porto Cidade de Ciência”.

António e Hanna Damásio vão ser homenageados

Carlos Mota Cardoso, membro da direcção científica do projecto, recordou que o “Porto Cidade de Ciência” tem outras vertentes, para além do “Autocarro VivaCidade”.

Entre elas, o projecto vai dar início a um ciclo de publicações literárias sobre cientistas portuenses. O primeiro volume será dedicado a Abel Salazar.

Vão também ser colocados por vários locais da cidade bustos de figuras importantes da ciência do Porto.

Também este mês, no dia 24, vai ser homenageado o casal Hanna e António Damásio.

Os dois cientistas portugueses, que trabalham nos Estados Unidos, vão ser distinguidos como os primeiros cidadãos honorários ao abrigo do “Porto Cidade de Ciência”.

Texto e foto: Tiago Dias