O IV Simpósio Sete Sóis Sete Luas, que decorre no sábado às 15h00, no auditório da Biblioteca de Santa Maria da Feira, vai contar com a presença da jornalista italiana do “Il Manifesto”, Giuliana Sgrena, que esteve sequestrada durante um mês no Iraque.

Sgrena já foi enviada especial ao Afeganistão, Paquistão, Somália, Algéria, Curdistão Turco e Iraquiano, Israel e Palestina.

O simpósio, organizado pela Câmara da Feira e pelo Festival Sete Sóis Sete Luas, aborda este ano “A Europa e o Terrorismo Global”.

No debate vai também participar o procurador nacional anti-máfia italiano, Piero Luigi Vigna, especialista em questões de ordem pública. O director do jornal iraquiano “Al Mada”, Zuhair Al Jezairy, é outro dos intervenientes.

O delegado geral da Palestina em Portugal, Issam Sadek Beseisso, e o professor da Faculdade Militar das Forças de Defesa Israelitas, Ely Karmon, são dois dos especialistas em questões do Médio Oriente que vão estar presentes no debate.

O único participante português é o presidente da direcção do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, Rui Pereira.

O debate vai ser moderado pelo jornalista Carlos Magno. A entrada na sessão é livre, mas as inscrições têm de ser feitas na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.

Tiago Dias
Foto: Antmoose