Os novos alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) podem conhecer os recantos da sua nova “casa” de uma forma pouco habitual: pelos vários espaços da faculdade, desde o jardim às salas de aulas, há vários trabalhos de nove alunos do quarto ano da licenciatura de Artes Plásticas – Escultura.

A iniciativa, que começou segunda-feira e dura até dia 11 de Outubro, está integrada nas actividades de recepção aos novos alunos organizadas conjuntamente pelo Conselho Directivo e pela associação de estudantes da faculdade.

“É uma oportunidade de mostrarmos o que se faz cá e promovermos esse trabalho junto do público exterior e dos novos alunos”, explica ao JPN Alexandre Cunha, membro da comissão organizadora da mostra.

Escultura de Alexandre CunhaSegundo o estudante, autor de peças em ferro dispostas pelo jardim da faculdade, a adesão no primeiro dia da exposição foi “boa”, apesar de alguns problemas na divulgação. “Apareceram pessoas exteriores [à FBAUP] que gostaram dos trabalhos”, salienta.

Entre as obras, há esculturas em ferro, madeira e outros materiais e intervenções no espaço, com elementos de outras artes como projecções de vídeo.

Escultura de Maria João FloxoPara Alexandre Cunha, a exposição é uma boa oportunidade para expôr o seu trabalho já que durante o ano lectivo a FBAUP só permite que as obras fiquem expostas “um ou dois dias”.

A exposição tem entrada livre e está aberta nos dias utéis, entre as 10h00 e as 18h00.

Alargamento a outras faculdades

Alexandre Cunha adianta que a comissão organizadora da exposição tem a “ideia de levar a outras faculdades” mostras que incluam também trabalhos de outros ramos de ensino da FBAUP (Pintura e Design da Comunicação/Artes Gráficas).

Para isso, os estudantes têm apoio financeiro da reitoria para actividades deste género. O escultor aponta a Páscoa como uma altura provável para a próxima exposição, ainda sem moldes definidos.

Pedro Rios
Foto: Escultura de Hernâni Miranda/DR