O Gabinete do Ambiente do Porto vai conhecer um novo espaço na Rua do Infante D. Henrique, que substitui as actuais instalações na Rua da Restauração. Na nova casa, vão ser instalados um centro de documentação ambiental e uma ecoteca.

Na apresentação do projecto de educação ambiental para o presente ano lectivo, o vereador do Ambiente da Câmara do Porto, Rui Sá, anunciou que vão também ser realizadas acções de formação para pais e professores nas novas instalações do Gabinete do Ambiente.

O vereador comunista sublinhou a importância dos professores como “os grandes dinamizadores dos programas de educação ambiental”. Rui Sá acrescentou ainda que este programa deve ser transversal a qualquer partido que venha a ganhar a gestão da autarquia a 9 de Outubro.

Entre as principais novidades para sensibilizar os mais novos para a preservação do ambiente, está a abertura do quarto centro de educação ambiental da cidade, na Pasteleira, que se junta ao da Quinta do Covelo, que vai ser alargado, e aos do Parque de S. Roque e do Parque da Cidade.

É nos centros de educação ambiental que os alunos das escolas portuenses entram em contacto com questões como a reciclagem e a economia da água. Em 2004, estes espaços receberam perto de trinta mil visitantes.

“Temos que criar condições para levar mais pessoas a esses parques. Com mais gente, também os tornamos mais seguros”, sublinhou o vereador.

Para reforçar a política de educação ambiental, a Câmara do Porto associa-se à LIPOR nas acções de sensibilização junto das escolas e visitas guiadas às suas instalações.

Texto e foto: Luís André Florindo