Novas sondagens divulgadas na sexta-feira apontam para uma reviravolta nos resultados das autárquicas de domingo. As projecções agora avançadas contrariam os resultados dos estudos feitos pela Universidade Católica para o Público, RTP e Antena 1 e pela Marktest para o JN e TSF.

No Porto, tanto a Eurosondagem realizada para o Expresso, SIC e Rádio Renascença como a Intercampus DN/TSF/TVI dão um empate técnico entre PS e PSD. Na primeira, o candidato social-democrata Rui Rio surge com uma vantagem de 2%, sendo que a margem de erro se situa nos 2,47%. A segunda atribui ao socialista Francisco Assis uma vantagem de 1,6%, com uma margem de erro de 3,1% num universo de mil entrevistas.

O estudo da Intercampus (realizado entre 1 e 5 de Outubro) coloca o candidato socialista à Câmara do Porto, Francisco Assis, à frente do actual presidente da autarquia, Rui Rio, com 39,3% das intenções de voto contra os 37,5% do seu opositor.

A Eurosondagem atribui ao líder da coligação PSD/CDS-PP, Rui Rio, 37,8% das intenções de voto, enquanto que Francisco Assis obtém 35,9%.

A CDU reúne, de acordo com a Intercampus, 9,1% das intenções de voto. A Eurosondagem dá 8,3% ao candidato da CDU.

Segundo a sondagem DN/TSF/TVI, o Bloco de Esquerda, cuja cabeça de lista é o deputado João Teixeira Lopes, surge em quarto lugar, com 6,6%. A Eurosondagem dá 5,4% ao candidato bloquista.

Disputa renhida em Lisboa

Na capital permanece a disputa acesa entre Carrilho e Carmona pela liderança da edilidade. O impasse deve permanecer até ao último minuto.

A sondagem Intercampus para o DN, TSF e TVI regista um virtual empate técnico entre socialistas e sociais-democratas: Manuel Maria Carrilho dispõe de uma vantagem mínima face ao social-democrata Carmona Rodrigues (34,7% do PS contra 34,3% do PSD).

A Eurosondagem atribui vantagem ao candidato do PSD relativamente ao seu opositor socialista: Carmona Rodrigues obtém 37,5%, enquanto que Carrilho tem 27,6%.

De acordo com a Intercampus, o candidato comunista Ruben de Carvalho alcança os 12% nas intenções de voto, enquanto que o bloquista José Sá Fernandes recolhe apenas 6,9%. Maria José Nogueira Pinto, cabeça de lista pelo CDS-PP detém somente 4,9% das intenções de voto.

Já na Eurosondagem, o BE é a terceira força política na capital, com 9,1%. A seguir surge a CDU, com 7,7%, enquanto o CDS/PP conquista 5,1 pontos.

Ana Correia Costa
Foto: Getty Images