Carmona Rodrigues assegura a Câmara de Lisboa para o PSD e Rui Rio é reeleito no Porto, na coligação PSD-PP. São estas as indicações das projecções realizadas pelos principais centros de sondagens.

Em Lisboa, tudo aponta para que o candidato do PS, Manuel Maria Carrilho, não chegue aos 30% de votos, ficando, pois, bem distante de Carmona Rodrigues, que deve ultrapassar os 40%. O Bloco de Esquerda elege em Lisboa José Sá Fernandes como vereador.

No Porto, Rui Rio vence com entre 43 a 48% dos votos, enquanto Francisco Assis se fica entre 36 a 40. O candidato da CDU, Rui Sá, obtem entre 7 a 10% e o Bloco de Esquerda de 3 a 5%. Aguarda-se para se saber se a coligação PSD-PP consegue a maioria absoluta, elegendo um sétimo vereador desfazendo o equilíbrio conseguido em 2001.

A dirigente do Bloco de Esquerda, Ana Drago, já assumiu como uma derrota do Bloco o facto de não terem conseguido eleger João Teixeira Lopes como vereador no Porto.

Em Sintra, o social-democrata Fernando Seara bateu João Soares, num dos mais aguardados embates eleitorais. O PSD conquistou ao PS as câmaras de Aveiro, Póvoa de Lanhoso, Marvão, Arganil, Figueiró dos Vinhos e Vila Real de Santo António. Em Gaia, Luís Filipe Menezes renovou o seu mandato.

Em Faro, José Apolinário conquistou para o PS uma maioria absoluta na autarquia liderada pelo PSD desde há quatro anos.

O PSD ganhou a câmara de Santarém, que desde 1976 estava sob o controle do PS.

Com todas as freguesias já apuradas e contra as previsões do início da noite, Isabel Damasceno é reeleita para um novo mandato à frente da Câmara de Leiria.

No Barreiro, Carlos Carvalho consegue conquistar a autarquia para a CDU, com uma percentagem folgada, restando a dúvida sobre se consegue a maioria absoluta. Os comunistas conquistam, também, Alcochete e a Vidigueira. Pela primeira vez a CDU elege o autarca de Peniche.

Em Braga, o histórico Mesquita Machado, presidente da câmara desde 1976, foi reeleito pelo PS.

Independentes vencem, excepto Ferreira Torres

Fátima Felgueiras, Isaltino Morais e Valentim Loureiro venceram como independentes em Felgueiras, Oeiras e Gondomar, respectivamente. Por outro lado, Avelino Ferreira Torres ficou em segundo lugar em Amarante.

A taxa de abstenção às 1:45 de segunda-feira, quando ainda faltavam apurar 33 concelhos, era de 34%.

Tiago Dias
Foto: Pedro Rios/Arquivo JPN