Os processos judiciais e afastamentos partidários não tiveram repercussão no voto popular em Gondomar, Felgueiras e Oeiras, cujas populações voltaram a confiar, respectivamente, em Valentim Loureiro, Fátima Felgueiras e Isaltino Morais para a condução dos destinos das autarquias para que já haviam sido eleitos em 2001.

Do lote de candidatos que alimentaram as grandes polémicas da campanha, apenas Avelino Ferreira Torres saiu derrotado. A candidatura independente do antigo presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses foi a segunda mais votada, cerca de 14 pontos percentuais abaixo do PS, que venceu.

Liderança reforçada

Fátima Felgueiras viu mesmo a sua posição reforçada na cidade de Felgueiras. Apesar das suspeitas que sobre ela recaem, e que a levaram, inclusivamente, a passar os últimos dois anos e meio no Brasil, a população local votou em peso na antiga militante do PS. Às 2h00 de segunda-feira, quando faltavam seis freguesias por apurar, a candidatura “Grupo Sempre Presente” tinha 46,99% dos votos.

Em Gondomar, Valentim Loureiro avança para o quarto mandato consecutivo. O candidato independente (Marques Mendes vetou a sua candidatura pelo PSD) conseguiu maioria absoluta, com 57,53% dos votos.

Em Oeiras, Isaltino Morais derrotou Teresa Zambujo com quatro pontos percentuais de diferença – uma vantagem curta, é certo, mas que reconduz um dos mais históricos líderes autárquicos nacionais. O antigo ministro das Cidades, do Ordenamento do Território e do Ambiente resiste assim ao escândalo da conta na Suíça, que o afastou do executivo então liderado por Durão Barroso.

André Viana