A guerrilha tchetchena Chamil Bassaiev reivindicou a autoria dos ataques da passada quinta-feira em Nalchik, no Cáucaso russo, em comunicado assinado pelo líder que dá nome ao grupo de orientação islâmica.

“217 mujahidines participaram na operação de assalto, que às 9h14 [hora local] atacou 15 alvos militares das estruturas de poder [russas]”, diz o texto, publicado no “site” afecto à causa independentista Kavkaz-Center.

Chamil Bassaiev diz que assegurou o comando dos ataques. Segundo o comunicado, coube ao emir de Kabardino-Balkária ser o “comandante da operação” na capital daquela república norte-caucasiana.

Segundo os independentistas, a operação fez 300 vítimas (mortos e feridos) entre o inimigo e 41 guerrilheiros mortos.

“Apesar das grandes perdas, [a operação] foi um grande sucesso para nós, porque os nossos mortos estão no paraíso – se Alá quiser -, e os deles estão no inferno!”, afirma o comunicado.

Os números diferem dos do último balanço oficial do ministro do Interior russo, que dá conta de 137 mortos. Do total de vítimas mortais, 92 eram guerrilheiros, 33 forças da ordem e 12 civis.

A guerrilha de Chamil Bassaiev foi a mesma que reividicou a autoria do atentado na escola em Beslan, na Ossétia do Norte, em Setembro de 2004, na qual morreram 331 pessoas e 31 terroristas.

Pedro Rios