É sob o título “Congratulations” (Parabéns) que o concurso mais antigo de canções vai comemorar as Bodas de Ouro. Um espectáculo em que as memórias vão ser a tónica dominante. Seguindo a tradição, vai também haver uma votação, entre 14 canções que marcaram o festival, para escolher a mais representativa do certame.

A concurso estão, entre outras, a canção “Waterloo”, dos Abba, vencedora em 1974, e “Diva”, interpretada pelo transsexual israelita Dana International. Vão estar presentes também nomes como Lys Assia, a primeira vencedora, em 1956, e Johnny Logan, considerado o “Sr. Eurovisão”.

A apresentação vai estar a cargo de Reinars Kaupers, representante da Letónia em 2000, e Katrina Lekanisch, vencedora em 1997 pelo Reino Unido. A fórmula vai ser apresentar os vídeos das canções a concurso, acompanhados de performances em palco. Recorrendo a televoto e SMS, os espectadores têm nas mãos a escolha da sua canção favorita.

De acordo com votações realizadas na Internet, as canções que melhor se perfilam são “Waterloo” (1974), “Everyway That I Can” (2003), “Eres Tu” (1974) e “Diva” (1998).

A RTP transmite o espectáculo em directo a partir da 20H00.

Luís André Florindo