A 19ª edição do conceituado Festival Internacional de Tunas Universitárias “Cidade do Porto” (FITU), organizado pelo Orfeão Universitário do Porto (OUP), começa hoje, sexta-feira, à noite, no Coliseu do Porto.

São já poucos os bilhetes que ainda restam para quem quer assistir à competição académica, que dura até amanhã.

Em conferência de imprensa, a presidente do OUP, Luciana Costa, referiu que o principal do objectivo do evento académico é “divulgar e promover a cultura portuguesa coral, etnológica e académica”.

“Em 19 anos de FITU passaram muitas tunas por cá – da América do Sul, Península Ibérica. Mas este ano o festival resolveu privilegiar a academia e não há tunas da América do sul”, explicou o presidente da comissão organizadora, Gustavo Nascimento.

“Não são tunas convidadas em vão”

Para o festival que tem uma “ligação muito forte com a universidade e com a cidade”, o presidente da comissão organizadora esclarece que “não são convidadas tunas em vão”.

Hoje sobem ao palco a Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto, a Tuna Universitária de Salamanca a Tuna de Medicina do Porto, a Tuna da Universidade Portucalense e a Carentuna de Derecho de Valência.

O dia de amanhã, para além das duas tunas do OUP, irá contar com a presença da Tuna Universitária da Faculdade de Economia, da Tuna UNED de Úbeda, a Tuna da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Tuna de Engenharia da Universidade do Porto.

Mais de 6 mil espectadores

A principal sala de espectáculos da Invicta reúne nos dois dias do festival, mais de 6 mil pessoas, entre elas figuras da vida política, cultural, ciência e educação.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, e o autarca de Gaia, Luís Filipe Menezes, a par do reitor da Universidade do Porto, Novais Barbosa, são alguns dos membros da Comissão de Honra do FITU.

Pedro Sales Dias
Foto: OUP