Para dar início à festa de entrega dos Prémios Europeus de Música da MTV, o canal de televisão vai animar o Parque da Nações com vários concertos dedicados à world music, ao hip hop e ao rock.

O Lisbon Live n’Loud vai decorrer, de hoje a segunda-feira, na pala do Pavilhão de Portugal. Vão estar presentes, entre outros, Boss AC (na foto), Mesa, Wraygunn e Blasted Mechanism e estrelas internacionais como Ms Dynamite e Gentleman.

Hoje, a “World Music Night” conta com os nomeados MTV para melhor artista africano – 2 Face, O2 e Emanuel Jal, dos portugueses Terrakota e da estrela reggae mundial Gentleman.

Amanhã é noite de hip-hop com Sagas com Sam The Kid e Nel Assassin, Expensive Soul & Jaguar Band, Ms Dynamite e Boss AC.

Domingo não há concertos, mas na segunda-feira, véspera de feriado, actuam os portugueses Mesa, Wraygunn e Blasted Mechanism e os ingleses The Rakes, parte do movimento revivalista do rock’n’roll.

Todos os concertos vão acontecer na Pala do Pavilhão de Portugal e têm início por volta das 19h00.

1 de Novembro é dia do “Free Your Mind Concert”, com entrada gratuita. Os portugueses Gomo, Blind Zero, The Gift e Skin (ex-Skunk Anansie) são os nomes em cartaz.

Gorillaz, Robbie Williams e Madonna na entrega de prémios

Os MTV Europe Music Awards são entregues a 3 de Novembro. Lisboa recebe pela primeira vez a cerimónia, transmitida pela MTV para todo o mundo para mais de mil milhões de pessoas. Estão já confirmadas as actuações de Madonna, Coldplay, Foo Fighters, Robbie Williams, Green Day, Black Eyed Peas, Shakira, System of a Down e Pussycat Dolls.

A banda virtual inglesa Gorillaz vai também estar presente em palco. Os Gorillaz estão nomeados, entre outros prémios, para Melhor Canção. O tema “Feel Good Inc” vai ser apresentado pela banda, com um actuação em que Noodle, 2D, Murdoc e Russel, os personagens animados que dão corpo aos Gorillaz, vão aparecer com recurso a hologramas 3D.

As votações para escolher o vencedor de cada uma das categorias cabe ao público e pode ser feita no “site” da MTV.

Os bilhetes para assistir à cerimónia já esgotaram. No Pavilhão Atlântico vão estar cerca de 18 mil pessoas. Os prémios MTV vão ainda ser transmitidos em “webcast” para a Internet e para telemóvel.

A juntar às categorias musicais, vai também ser entregue o prémio “Free Your Mind”. Esta distinção tem como objectivo reconhecer o desempenho de uma pessoa ou organização na luta contra a intolerância, o preconceito e a injustiça social.

O prémio é atribuído desde 1994 e já foi entregue à Greenpeace, à Amnistia Internacional e ao vocalista dos U2, Bono Vox. O vencedor do ano passado foi a associação La Strada que luta contra o tráfico de mulheres na Europa.

Luís André Florindo
Foto: DR