A fotografia de uma mulher prostrada no chão junto a um cadáver, após o tsunami que, em Dezembro de 2004, devastou o Sudeste Asiático, deu o prémio World Press Photo 2004, no valor de 15 mil euros, ao indiano Arko Datta, da agência Reuters.

É uma das 200 imagens integradas na mostra do maior prémio de fotojornalismo mundial que podem ser apreciadas, a partir de amanhã, sábado, no Fórum da Maia.

O maremoto que atingiu a Ásia foi, de resto, um dos temas dominantes dos trabalhos submetidos a concurso, sendo que, em regra, as fotografias seleccionadas reportam-se aos acontecimentos mais marcantes do ano a que se refere o prémio.

Em concurso estiveram 69.190 imagens de 4.226 fotógrafos de 123 países, incluíndo Portugal, que, com 24 fotógrafos concorrentes, não arrecadou qualquer prémio. O World Press Photo premiou 63 fotógrafos de 24 nacionalidades.

Fundada na Holanda em 1955, a World Press Photo é uma organização cultural sem fins lucrativos que tem por objectivo o apoio e promoção internacional do trabalho dos fotógrafos de imprensa.

Prémio nacional em mostra paralela

Em simultâneo, e como já vem sendo habitual, a exposição do World Press Photo faz-se acompanhar pela mostra dos trabalhos do prémio de fotojornalismo promovido pela revista “Visão” em parceria com o Banco Espírito Santo (BES).

O Prémio Visão/BES, que vai na quinta edição, premeia as melhores imagens recolhidas por fotojornalistas portugueses, e, este ano, foi Sandra Rocha, “freelancer” da Kameraphoto, quem arrecadou o galardão principal com a imagem de uma menina vestida de anjo a encaminhar-se para a Sé de Braga durante a Semana Santa, em Abril do ano passado. O mesmo trabalho conquistou ainda o prémio na categoria “Vida quotidiana”.

O galardão nacional distingue sete categorias: desporto, natureza, espectáculo, retrato, reportagem, vida quotidiana e notícias. Este ano, o prémio Visão/BES registou o número recorde de mais de quatro mil fotografias a concurso, das quais foram distinguidas 41 de 18 fotógrafos, num total, também inédito, de 192 candidatos.

A exposição itinerante já passou por Lisboa e estará patente no Fórum Maia até ao próximo dia 27 de Novembro, de domingo a sexta-feira, das 15h00 às 19h00 e das 21h00 às 23h00.

Ana Correia Costa
Foto: Arko Datta/DR