Duas sondagens divulgadas hoje apresentam conclusões bastante diferentes quanto à evolução das intenções de voto para as as presidenciais de Janeiro: enquanto que a Universidade Católica dá a vitória a Cavaco Silva à primeira volta, o estudo da Marktest diz que o ex-primeiro-ministro perdeu vantagem relativamente ao segundo mais votado, Manuel Alegre.

De acordo com o barómetro Marktest para a rádio TSF e para o jornal “Diário de Notícias”, Cavaco Silva conta agora com 44% do total das intenções de voto. O ex-primeiro-ministro perdeu o seu lugar destacado na corrida para as eleições presidenciais, comprometendo assim uma possível primeira vitória logo na primeira volta.

Esta sondagem deixa ainda claro que o número de eleitores que votariam no líder histórico do PSD se as eleições fossem hoje diminui quase cinco pontos percentuais, uma vez que o candidato aparecia em Outubro com 48,8% das intenções de voto.

No mesmo estudo de opinião, o segundo lugar é ocupado por Manuel Alegre, que vê subir de 13,8% para 14,6% das intenções de voto.

Mário Soares aparece depois com 10,6% (tinha 10,3%) e o candidato comunista, Jerónimo de Sousa, consegue ultrapassar o “bloquista” Francisco Louçã arrecada 5%.

Católica dá vitória a Cavaco à primeira volta

Num outro estudo de opinião realizado pela Universidade Católica para a RTP e o jornal “Público”, Cavaco Silva ganharia logo à primeira volta se as eleições se realizassem hoje, obtendo 57% das intenções de voto.

Já Alegre, com 17%, conseguiria ultrapassar Soares por apenas um ponto percentual. Os restantes candidatos de esquerda apresentam-se muito próximos: Jerónimo de Sousa obteria 5% seguido de próximo por Louçã com 4%.

Eventual segunda volta opõe Cavaco a Soares

No caso de uma segunda volta, a sondagem do barómetro da Marktest revela que 48% dos inquiridos acreditam que ela se desenrolará entre Cavaco Silva e Mário Soares, enquanto apenas 41% consideram que seria entre o ex-chefe do Governo e Manuel Alegre.

Os dados da Marktest apresentam, na segunda volta, um resultado cómodo para Cavaco Silva com 65%, restando 13% para o ex-Presidente da República e 9% para Alegre.

Já no estudo da Universidade Católica, Cavaco Silva ganharia numa possível segunda volta com a mesma percentagem que a apresentada pela Marktest(65%), mas Manuel Alegre seria o candidato de esquerda mais votado com 35% das intenções.

Num eventual duelo político entre Cavaco e Soares, o primeiro saíria vencedor com 72% contra os 28% do fundador do PS.

A sondagem para a RTP, Antena 1 e Público foi realizada pela Universidade Católica na segunda e terça-feira, através de 805 inquéritos telefónicos, e tem uma margem de erro de 3,5% e um nível de confiança de 95%.

O barómetro Marktest para a TSF e DN foi realizado entre os dias 15 e 19 de Novembro, com base em 801 entrevistas e com uma margem de erro de 3,46%.

Pedro Sales Dias
Foto: DR