O Festival Black & White, organizado pela Escola das Artes da Universidade Católica, lança o desafio a estudantes e profissionais para apresentarem obras de vídeo e fotografia feitas apenas a preto e branco. A data limite de entrega é 15 de Fevereiro. Os trabalhos vencedores vão ser apresentados de 30 de Março a 1 de Abril.

Podem também concorrer trabalhos áudio que se incluam na “estética do preto e branco”, explicou ao JPN Paulo Barrosário, um dos responsáveis pelo festival. Pode parecer difícil de entender, mas é tudo uma questão de sinestesia. “Os sons presentes nos trabalhos têm de evocar as cores preto e branco”, acrescentou.

Num universo audiovisual que vive da “explosão de cor e do fogo de artifício”, como descreveu o responsável, um festival desta natureza parece fazer sentido. Os objectivos são “aliar a modernidade à tradição e reactualizar o conceito de preto e branco”.

Tal como em anos anteriores há trabalhos a chegar de todos os cantos do mundo (China, Austrália, Índia, Estados Unidos, França…). 60% das obras a concurso são em formato vídeo.

Juntamente com a apresentação dos trabalhos a concurso, entre 30 de Março e 1 de Abril, vão decorrer palestras e “workshops”. O programa está ainda a ser construído. Apenas se pode prometer que vão ser três dias “vividos apenas a preto e branco”.

Luís André Florindo