O número de espectadores de cinema em Portugal cresceu 43% em Novembro face ao mês anterior. 1.5 milhões de pessoas assistiram a filmes nas salas de cinema em Novembro, mais 645 mil que em Outubro, segundo dados do ICAM (Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia), divulgados hoje, quarta-feira.

O aumento registado deve-se, em larga medida, à estreia de “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, o quarto filme sobre a saga do aprendiz de feiticeiro.

O filme estreou a 24 de Novembro em 95 salas de cinema. Em dez dias, teve quase 211 mil espectadores, gerando uma receita superior a 913 mil euros, de acordo com os dados do instituto.

O filme português “O Crime do Padre Amaro” teve durante todo o mês 216.312 espectadores e gerou quase 945 mil euros em receitas. A película do realizador Carlos Coelho da Silva está em exibição em 30 ecrãs de cinema.

O ICAM sublinha que estes dados representam “uma inflexão positiva, tendo em consideração os últimos meses de exibição cinematográfica em Portugal”.

Luís André Florindo
Foto: SXC