A compra do título “O Comércio do Porto” deverá ser feita até amanhã, terça-feira, garantiu, ao JPN, o consultor de comunicação António Cunha Vaz, que mantém negociações com a Prensa Ibérica, proprietária do título.

Apesar de ter estabelecido o dia de amanhã como uma “data importante” e limite para a concretização do negócio, Cunha Vaz mantém-se cauteloso, e prefere anunciar oficialmente a compra quando as negociações estiverem concluídas.

“Ainda estamos a acertar pormenores”, justificou o consultor. Cunha Vaz garantiu, contudo, que as negociações estão na “etapa final”, e que amanhã “é um prazo importante”.

A compra do título portuense será feita através da Friendly News SGPS, uma “holding” detida a 100% pela Cunha Vaz Associados.

António Cunha Vaz é consultor de comunicação, mas tem vindo a ganhar terreno no campo dos meios de comunicação social, sendo proprietário das revistas “Prémio” e “Just Leader”, lançada recentemente. Cunha Vaz prepara-se ainda para lançar, muito brevemente, a “Prémio Viagens”.

Na área da consultadoria, Cunha Vaz assume a direcção de comunicação do Benfica e assessora diversas empresas, como a petrolífera italiana ENI. A Cunha Vaz e Associados está também a assessorar o candidato presidencial Mário Soares.

Os jornais “O Comércio do Porto” e “A Capital”, ambos propriedade do grupo espanhol Editorial Prensa Ibérica (EPI), foram encerrados no dia 30 do passado mês de Julho.

A Prensa Ibérica, que adquiriu os títulos em 2001, justificou o encerramento dos jornais com a acumulação de prejuízos financeiros e os fracassos sucessivos das tentativas de viabilização dos títulos.

O JPN tentou ouvir António Matos, mas o director da EPI em Portugal mantém-se incontactável.

Ana Correia Costa
Foto: Liliana Rocha Dias