Investigadores holandeses descobriram, através de observações realizadas pelo telescópio Spitzer da Nasa, a existência dos ingredientes básicos da vida precursores do ADN, em torno da jovem estrela IRS 46, a 375 anos de luz da Terra, anuncia o Laboratório de Propulsão por Jacto da Nasa.

Os ingredientes gasosos foram descobertos numa região onde se pensa que os planetas rochosos como a Terra nasceram. Segundo os investigadores, é a primeira vez que é descoberta a existência dos gases acetileno e cianeto de hidrogénio numa zona planetária fora do Sistema Solar.

Sistema é muito semelhante à Terra

“Este jovem sistema poderá ter uma aparência muito semelhante à que o nosso planeta tinha há biliões de anos atrás antes da vida despoletar na Terra”, referiu Fred Lahuis do Observatório de Leiden na Holanda.

A estrela IRS 46 situa-se na constelação Ophiuchus a cerca de 375 anos de luz da Terra e aloja uma grande nuvem de gás e poeira provenientes de um grande “baby boom” estelar. A equipa de investigadores observou 100 estrelas jovens semelhantes, mas apenas a IRS 46 apresentou sinais claros daqueles compostos orgânicos.

Moléculas essenciais à existência de vida

O acetileno e o cianeto de hidrogénio quando juntos e na presença de água formam algumas das unidades químicas dos componentes essenciais à vida – o DNA e as proteínas – explicaram os cientistas.

Os investigadores julgam que estas moléculas terão chegado à Terra (onde o tipo de gases detectados também existe) há bilhões de anos atrás, através de cometas ou de poeiras de cometas.

Os dados provenientes do telescópio Spitzer também revelaram que os gases orgânicos são quentes, pelo que deverão estar próximos da estrela, a distância semelhante à que separa o Sol da Terra.

Os gases orgânicos detectados são normalmente observados no nosso sistema solar, na atmosfera dos grande planetas e na lua de Saturno, Titã e nas superfícies geladas dos cometas.

Pedro Sales Dias
Foto: Nasa