A célula iraquiana da al Qaeda, liderada por Abu Musab al-Zarqawi (na foto), reinvindicou hoje, quinta-feira, através de um “site” habitualmente usado por grupos de guerrilha iraquianos, os ataques, com rockets Katyusha, de terça-feira, feitos a partir de território libanês contra várias cidades do norte de Israel e que levaram à hospitalização de quatro pessoas.

O comunicado afirma que “os filhos da al Qaeda lançaram um novo ataque contra o estado Judaico ao dispararem 10 mísseis a partir das terras muçulmanas do Líbano contra alvos escolhidos no norte do estado Judaico”. O texto alerta que “o futuro será mais amargo e mais duro”.

Apesar da reinvindicação, vários especialistas israelitas e as próprias forças de defesa de Israel (FDI) mostram dúvidas sobre a autenticidade do comunicado. O chefe de pessoal das FDI, Dan Halutz, afirmou à rádio do exército, ontem de manhã, que não sabe com certeza quem preparou o ataque. O especialista em terrorismo, Yoram Kahati, citado pelo “Jerusalem Post”, recomendou cuidado na análise da autenticidade do comunicado.

Na manhã de ontem, o exército israelita efectuou bombardeamentos nas proximidades de Beirute, em resposta ao ataque de terça-feira, que foi atribuído ao Comando-Geral da Frente Popular para a Libertação da Palestina.

Tiago Dias
Foto: CNN/Wikipedia