O Governo constituiu hoje, quinta-feira, um grupo de trabalho para a criação de uma Sociedade Financeira para o Desenvolvimento (SOFID) que visa apoiar os investimentos em países em vias de desenvolvimento.

“Este tipo de sociedades existe já noutros países europeus e tem como objectivo mobilizar investimento privado para investimentos em países em vias de desenvolvimento”, explicou o ministro da presidência, Pedro Silva Pereira, à saída do Conselho de Ministros.

Segundo o titular da pasta da presidência, “o Governo quer um investimento que não seja apenas público” e, por isso, a resolução aprovada em Conselho de Ministros pretende “facilitar a concessão de crédito aos investidores privados”.

271 milhões para investir

No Orçamento de Estado para 2006, o Governo reservou uma verba de “271 milhões de euros para o apoio às políticas de cooperação”, sublinhou o ministro.

“O cumprimento dos objectivos da política de cooperação para o desenvolvimento exige a constituição de mecanismos capazes de estabelecer a canalização de recursos de acordo com a estratégia definida para esta área, suprindo uma lacuna que se tem vindo a sentir desde 2002 neste sector”, refere a Presidência do Conselho de Ministros em comunicado.

O documento menciona também que o grupo de trabalho que irá criar a SOFID “é constituído por um presidente e por um representante dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros, Finanças e Administração Pública e da Economia e Inovação, bem como um representante dos bancos portugueses”.

De acordo com a resolução, o Estado terá a posição de accionista maioritário e após a criação da instituição financeira, Portugal colocar-se-á “numa situação competitiva igualitária” face a outros países europeus.

JPN
c/ Lusa