O primeiro-ministro israelita, Ariel Sharon, hospitalizado depois de uma hemorragia cerebral, será assistido durante as próximas 24 horas com ventilação artificial e sob “forte anestesia”, anunciou o director do hospital Hadassam Ein Kérem de Jerusalém, Shlomo Mor Yossef, unidade hospitalar onde o líder israelita está a receber cuidados.

Os “media” israelitas e algumas figuras políticas especulam que, mesmo que recupere, o líder do Likud não poderá continuar a liderar o país.

Nas últimas horas as notícias mais recentes, com informações provenientes daquele hospital, davam conta de que Sharon se encontra em “estado grave”, mas “estável” após ter sofrido uma hemorragia cerebral, confirmou o director do hospital Hadassam Ein Kérem de Jerusalém, Shlomo Mor Yossef.

“Após sete horas de cirurgia, Sharon foi transferido para os cuidados intensivos do serviço de neurocirurgia”, referiu Mor Yossef aos jornalistas.

O responsável clínico acrescentou que os sinais vitais do chefe do governo israelita indicam que “está ainda em estado grave”, mas “estável”.

Sharon efectuou uma tomografia cerebral (TAC) que comprova que a “hemorragia cerebral parou”, esclareceu Mor-Yosef.

Pedro Sales Dias
Foto: DR