O estado do primeiro-ministro israelita, Ariel Sharon é grave, mas está estabilizado. Após a terceira operação, em 48 horas, que permitiu baixar a pressão intracraniana e estancar a hemorragia detectada hoje, sexta-feira, de manhã, informou o director do hospital Hadassah, Shlomo Mor-Yosef.

A tomografia axial computorizada (TAC) realizada após a operação revelou “melhorias significativas” relativamente a exames anteriores, referiu o médico.

Uma TAC realizada esta manhã mostrava um aumento da pressão intracraniana e uma hemorragia cerebral, pelo que o líder israelita voltou a ser submetido a uma nova operação de urgência que durou cinco horas.

Estado de saúde “não é nada bom”

“Durante a operação, a pressão foi libertada e parte dos coágulos que tinham ficado da primeira operação foram drenados. No final da cirurgia, não havia nenhuma nenhuma hemorragia activa e a pressão intracraniana tinham voltado ao normal”, confirmou o responsável.

Os médicos responsáveis não adiantaram mais pormenores sobre o prognóstico de Sharon, mas um assessor de Shimon Peres referiu ter sido informado de que o estado clínico de chefe do governo “não era nada bom”.

“Primeira operação foi puramente heróica”

Mor-Yosef admitiu também que “a primeira operação já tinha sido puramente heróica”, por parte dos cirurgiões responsáveis e acrescentou que “a maior parte dos pacientes nestas condições não são operados”.

“Estamos a lutar pela vida do primeiro-ministro sem qualquer compromisso”, frisou ainda o responsável.

Depois do período de “forte sedação”, os médicos esperam acordar Sharon gradualmente. A equipa médica não recebeu qualquer ordem de “não ressuscitação”, que os impediria de tentar reanimar um doente sem sinais vitais.

Durante a conferência de imprensa, Mor-Yosef aproveitou para se dirigir aos jornalistas sobre os rumores que avançam que o estado de saúde de Sharon é mais grave do que aquele que os médicos responsáveis têm descrito.

“Vim aqui para vos informar e para parar com os rumores. Todas as informações sobre qualquer alteração no estado de saúde do primeiro-ministro serão anunciadas em conferência de imprensa do hospital de Hadassah”, sublinhou.

Pedro Sales Dias
Foto: DR