O primeiro-ministro israelita, Ariel Sharon, mesmo que lidere a lista do partido Kadima – que fundou – já é uma peça à parte da política israelita, em termos práticos. De acordo com o especialista em política israelita da Universidade Hebraica de Jerusalém, Gideon Rahat, a saída de Sharon da cena política tem quatro significados.

Em primeiro lugar, “uma mudança de gerações (apesar de Peres ainda estar na política activa)”. Representa também a possível perda de apoio da população ao partido Kadima. “Sharon era a cola que juntava o grupo de pessoas que estabeleceu o Kadima”, afirma o professor israelita ao JPN.

Em terceiro lugar, a saída de Sharon quer dizer, na óptica de Gideon Rahat, que “Israel perdeu um primeiro-ministro corrupto, um líder que tendia a ignorar os procedimentos democráticos”. Por outro lado, diz, “Israel perdeu uma pessoa carismática que podia liderar acções tão dramáticas como o plano da retirada [de Gaza e de parte da Cisjordânia]”.

Numa altura crucial para o confronto israelo-palestiniano, quando no final de Janeiro vão ter lugar as eleições parlamentares palestinianas e em Março as eleições legislativas para o Knesset (parlamento) israelita, sem Sharon coloca-se a questão de como prosseguirá o processo de paz, ainda mais tendo em conta que a “maior probabilidade” é a de uma coligação entre o Kadima e o partido Trabalhista.

Para Gideon Rahat “não existe processo de paz”. “O que Sharon fez foi um movimento unilateral e este é o seu legado – Israel devia retirar da maior parte dos territórios ocupados porque serve os seus interesses, não porque faz parte de um acordo”, defende Rahat.

O académico prevê que, em caso de vitória do Kadima e de tomada de posse de Ehud Olmert como primeiro-ministro, as decisões unilaterais vão prosseguir a não ser que surja “um parceiro do outro lado”.

O especialista em política israelita critica ainda a Autoridade Nacional Palestiniana que “enquanto não conseguir criar autoridade com um monopólio de força não vai ser vista como apta a desenvolver a paz”.

Tiago Dias
Foto: SXC