FC Porto e Sporting não tiveram vida fácil nos 16 avos de final da Taça de Portugal. Apesar dos adversários serem teoricamente acessíveis, ambos os clubes sofreram para passar à próxima eliminatória. Os “dragões” venceram a Naval e os “leões” levaram de vencida o Vizela. Os dois encontros acabaram com o mesmo resultado: 2-1.

Na Figueira da Foz assistiu-se a um jogo de toada morna, em que as equipas não criaram muitas ocasiões de perigo. O FC Porto tirou o pé do acelerador (tão característico da mentalidade atacante de Adriaanse), mas mesmo assim conseguiu chegar ao intervalo a vencer com um golo de Diego – excelente cruzamento “trivela” de Quaresma e o brasileiro só teve de enconstar.

No entanto, na segunda parte, os “azuis-e-brancos” ressentiram-se das ausências de alguns jogadores fundamentais (Paulo Assunção não jogou, Quaresma saiu ao intervalo) e consentiram o empate, através de um penalti duvidoso que Saulo converteu com facilidade. O FC Porto conseguiria a vitória, novamente através de uma grande penalidade, convertida por Lucho Gonzalez.

Sá Pinto garante vitória

O Sporting não ganhou para o susto contra o Vizela. No final dos primeiros 45 minutos, os “leões” perdiam por 1-0 e o resultado era mais do que justo. Paulo Bento não mostrava argumentos para levar de vencida a equipa adversária.

No entanto, a turma de Alvalade deu a volta ao marcador com dois golos de Sá Pinto. Acabado de sair do banco, o veterano avançado mostrou que ainda tem pernas para resolver e salvou o Sporting da eliminação. Destaque também para a a estreia de Romagnoli ao serviço do clube leonino. O argentino fez o passe para o segundo golo.

David Pinto
Foto: UEFA