A televisão árabe Al-Jazira transmitiu hoje, quinta-feira, uma gravação áudio, atribuída ao líder da Al-Qaida, na qual Bin Laden se dirige aos Estados Unidos, ameaçando o país com novos ataques terroristas. Presume-se que a mensagem foi gravada em Dezembro de 2005, depois de um ano de silêncio da Al-Qaida.

A gravação explica que a razão por que não houve ataques aos EUA desde 2001 não se deve aos elevados níveis de segurança implementados.

“O atraso em operações semelhantes [às do 11 de Setembro] na América não acontece devido à falha em quebrar as vossas medidas de segurança. Mas as operações estão a acontecer em Bagdad e vocês vão vê-las em vossas casas logo que elas estiveram preparadas, com a permissão de Deus”, afirma a voz atribuída a Bin Laden.

“Há operações que precisam de ser preparadas – e vocês [norte-americanos] hão-de vê-las no vosso país”, diz.

A gravação atribuída a Bin Laden, com dez minutos de duração, propõe também uma “trégua” aos EUA: “Em resposta ao conteúdo das sondagens nos EUA, que indicam que os americanos não querem guerra com os Muçulmanos, não nos importamos de oferecer uma trégua duradoura baseada em condições justas, às quais iremos obedecer”.

A mensagem continua dizendo que “não há qualquer problema nesta solução porque vai prevenir que milhares de milhões de dólares vão parar às mãos de pessoas influentes e aos barões da guerra que financiaram a campanha eleitoral de Bush”.

A última mensagem do líder do grupo terrorista foi transmitida pela Al-Jazira em Dezembro de 2004. Bin Laden anunciou, nessa altura, Abu-Musab al-Zarqawi como o seu representante máximo no Iraque e apelou ao boicote às eleições iraquianas.

A autenticidade da gravação ainda não está confirmada, embora a voz se assemelhe à atribuída a Bin Laden em mensagens anteriores.

Luís André Florindo
Foto: DR