O primeiro-ministro, José Sócrates, esteve hoje, terça-feira, presente na conferência sobre o investimento em Portugal, na Casa da Música, no Porto.

À chegada teve oportunidade de assistir à celebração de contratos com cinco empresas estrangeiras e encerrou a cerimónia com um breve discurso.

Sócrates começou por anunciar um novo ciclo de investimento em Portugal quer por parte do exterior, quer pelas empresas nacionais.

Reforçou a ideia de que esta é uma época de grandes negócios em termos de quantidade, mas também de qualidade, referindo-se ao investimento privado.

O chefe do Governo defende que Portugal deve apostar na modernização da economia através da diversidade de sectores em vários pontos do país.

Mas, segundo Sócrates, este crescimento económico só acontece num clima de confiança. O primeiro-ministro sublinha a ideia de que “uma política de rigor financeiro gera credibilidade, que gera confiança, que conduz ao investimento que levará ao crescimento económico”.

José Sócrates explicou ainda que a agenda política do Governo para os próximos anos deve melhorar e reforçar três pontos-chave: a consolidação das contas públicas, uma maior confiança e mais investimento e a modernização da tecnologia e aumento das qualificações dos portugueses.

Sócrates considera que “valeu a pena apostar num Estado mais amigo das empresas”, faltando agora que “Portugal defina uma estratégia e a siga sem desistir dela”.

Texto e foto: Raquel Rego