As candidaturas de Renato Sampaio e a de Orlando Soares Gaspar apoiam-se mutuamente. Considera legítimo o apoio do candidato único à distrital, Renato Sampaio, ao seu adversário?

Não é só legítimo como é o óbvio.

Porquê?

Pela proximidade que existe entre os dois.

Como é que reage?

Não reajo. Quando as coisas são óbvias não há nada que reagir. A única coisa que eu disse que é novidade é Renato Sampaio ter dito que Orlando Gaspar representa a renovação. Tirando isso não comento. E acho que é negativo que só haja uma candidatura. E não estou aqui a fazer juízos de ninguém. Acho que não há unidade no partido. O facto de haver unanimismo em torno de uma pessoas, não significa que haja unidade.

Porque é que considera que o partido se encontra dividido?

Porque tem diferenças de opinião em muitos aspectos. As diferenças são visíveis para a opinião pública e são visíveis até em declarações dos presidentes.

Se o partido está fraccionado porque é que ainda não apareceu ninguém com uma candidatura alternativa à de Renato Soares para as distritais?

Não sei. É uma boa pergunta para colocar a outras personalidades políticas do Porto. Há um défice de personagens políticas no Porto. E isto porque num ciclo próximo não há eleições nenhumas. Provavelmente esse embate vai ser adiado para daqui a dois anos. E daqui a dois anos, se calhar, vai ser mais complicado para o partido.

Apoiaria uma possível candidatura de Narciso Miranda?

Muito dificilmente.

Porquê?

Porque acho que Narciso Miranda teve o seu tempo político. Tenho um enorme respeito pessoal por Narciso Miranda e temos uma boa relação, mas creio que neste momento não representa aquilo que os militantes esperam para a federação do Porto.

Quem acredita que devesse ser o candidato à distrital como adversário de Renato Sampaio?

Todo aquele que estivesse disponível a encabeçar o projecto político com frontalidade com inovação, com coragem.

Tem algum nome?

Não. Posso pensar eventualmente em alguns que se tivessem eles próprios dispostos… Eu sei um nome que me vai perguntar mas para isso era necessário que as pessoas se dispusessem a isso. Já para responder à pergunta que me vai fazer a seguir, eu nunca fui apoiante interno de Nuno Cardoso.

Como é que avalia o desempenho de Nuno Cardoso como presidente da concelhia?

Avalio em dois momentos. Um primeiro momento em que conseguiu congregar os militantes e em que fez um bom trabalho político. Houve um momento político em que se percebeu que o PS tinha fortes probabilidades de ganhar a Câmara do Porto. E depois uma segunda fase em que há alguma dificuldade de enquadramento no xadrez político que depois a federação acabou por criar.

Nuno Cardoso não apoia publicamente nenhum dos canditatos. Quando lhe perguntaram porquê, Nuno Cardoso disse que esse apoio não lhe foi pedido.

Acho que tem de lhe perguntar outra vez! Isso não é verdade.

Já pediu apoio a Nuno Cardoso?

Já falei várias vezes com Nuno Cardoso. Tivemos conversas muito interessantes… Eu percebo perfeitamente a situação e qual é a posição política do meu camarada Nuno Cardoso.

Nuno Cardoso mostrou-se indisponível para apoiar a sua candidatura?

Há várias formas de contribuir para as coisas. E acho que Nuno Cardoso está de certa forma a contribuir para uma forma de estar no partido.

Que tipo de forma?

Ele percebeu que havia valores mais altos que iam ser beliscados se ele tivesse agora envolvido neste processo político. Mas acho que é claro para toda a gente quais são as preferências de Nuno Cardoso.

E quais são essas preferências?

Isso não sei, tem de perguntar a Nuno Cardoso. Mas acho que é claro a visão que Nuno Cardoso tem para o partido.

Mas qual acha que é essa visão?

Acho que é uma visão em que ele próprio se projecta. Lembro-me de uma frase que ele tem dito a várias pessoas que é que acredita muito no futuro do partido.

E o futuro do partido não passa pelo apoio à sua candidatura?

Não… Tenho a certeza que Nuno Cardoso estará com o futuro presidente da concelhia e creio que estará disponível para trabalhar, não está num processo de afastamento do partido.

Porque é que acha que Francisco Assis não quer tomar uma posição em relação a estas candidaturas?

Francisco Assis tem um acordo político com Orlando Gaspar. Estou à vontade para dizer isto porque já lho disse pessoalmente. E reafirmo-o! Ele que o negue!

Porque é acha que há um acordo?

Embora ele diga que está equidistante disto, as pessoas não andam propriamente afastadas da compreesão dos processos políticos. Você vai ver e todos os elementos próximos de Francisco Assis estão a apoiar Orlando Gaspar. Mas isto até podia ser uma coisa normal, não fossem eles todos pessoas que sempre tiveram muito longe e até se pronunciaram de forma quase agressiva perante Orlando Gaspar. E portanto, se de um momento para o outro há uma inversão nessa tal postura… Isto tem alguma raiz! Mas eu vou-lhe ser mais claro: tenho a certeza que Francisco Assis fez um acordo político com Orlando Gaspar.

E o que é que Francisco Assis tem a ganhar com esse acordo?

Ele julga que tem a ganhar a estabilidade política para continuar a fazer oposição à Câmara. Está enganado.

Se esse acordo realmente existe porque é que Francisco Assis não apoia publicamente Orlando Gaspar?

Apoia publicamente… Não expressou o seu apoio declarado. Expressa o seu apoio não declarado.

No passado apoiou Francisco Assis, acha que ele lhe deve apoio agora?

Eu tenho umas facturas antigas a cobrar a Francisco Assis. Já lhe dei muitas vezes apoio, desta vez ele não me deu. Está tudo bem! Iremos ter um bom relacionamento no futuro porque eu creio que vou ser presidente da concelhia.

Mas acha que ele lhe devia ter-lhe dado apoio?

Não acho nada… Não me espantou. Não foi nada que me tivesse espantado.

Com tantos apoios a Orlando Soares Gaspar, acredita que pode sair vencedor?

Acredito. Porque acho que tenho o apoio dos militantes. Tenho alguns camaradas que me dão muito gosto. Tenho também muitos militantes com muito património, figuras importantes do Porto. A juventude socialista está comigo. É evidente que quando se vê que o candidato único à distrital apoia Orlando Gaspar, que dirigentes nacionais apoiam Orlando Gaspar… Está lá o aparelho todo. E os aparelhos ganham? A dúvida hoje em dia é essa. Eu tenho alguma dúvida. Mas também reconheço que se ganhar vai ser uma grande surpresa. Mas eu acredito na grande surpresa.