Os militantes da concelhia do PS-Porto vão amanhã, sábado, às urnas para escolher um novo líder da estrutura. Três anos depois de ter assumido a liderança da Comissão Política Concelhia da cidade, Nuno Cardoso vai ser substituído por um de dois candidatos: Avelino Oliveira ou Orlando Soares Gaspar.

Ambos os candidatos são do Porto, arquitectos e têm passado familiar na história do PS local. Avelino Oliveira propõe uma renovação do partido e acusa a candidatura de Orlando Soares Gaspar de representar a continuidade das políticas que considera não terem tido bons resultados.

Por seu lado, Orlando Soares Gaspar, filho do presidente da concelhia que antecedeu Nuno Cardoso, procura uma maior ligação do partido à sociedade, em torno das “causas justas” que considera abandonadas.

O favoritismo de Orlando Soares Gaspar é difícil de rejeitar já que este é apoiado por várias figuras de relevo do PS como José Lello e José Lemos. Além desses apoios, recebeu, também, a aprovação do, até agora, único candidato à distrital do partido, Renato Sampaio.

Avelino Oliveira tem do seu lado pessoas como o cabeça de lista do PS à Assembleia Municipal, Pedro Bacelar de Vasconcelos, e o líder da concelhia da JS, Pedro Silva.

Tatiana Palhares
Tiago Dias