Três exploradores, capacetes e fatos coloridos, uma língua estranha. É esta a proposta para levar crianças a partir dos cinco anos a descobrirem as instalações do Teatro do Campo Alegre, num fim-de-semana por mês até Julho.

A iniciativa, que começa amanhã, sábado, funciona como um espectáculo móvel à descoberta do espaço do teatro e de tudo o que envolve o seu mundo. A expedição é liderada por três personagens desajeitadas e os seus diálogos cómicos, em que se mistura o português (com sotaque) e uma língua desconhecida e mais ou menos inperceptível. Das bilheteiras, passando pelo palco, a régie ou os camarins, a viagem envolve a audiência com o objectivo de encontrar um actor vivo.

A visita foi escrita e encenada por José Carretas e é interpretada por Eva Fernandes, Inês Lua e Rodrigo Malvar. Destina-se a um público jovem mas envolve muito mais que gargalhadas, segundo disse ao JPN o seu autor. “A ideia condutora é a de uma exploração, no sentido de chamar a atenção para o lado insubstituível das artes, em que o que importa é o ao vivo, o no momento, essa relação efémera que se estabelece entre público e actores”, afirmou José Carretas.

O encenador deseja ainda que esta visita seja encarada pelo público “com algum maravilhamento perante as coisas que estão tradicionalmente escondidas: a dimensão do palco ou a intimidade do camarim e que resulte daí alguma magia e não a destruição da magia. Saber como se fazem as coisas não lhes retira o encanto”.

A iniciativa, a cargo do Teatro do Campo Alegre e da Fundação para a Ciência e Desenvolvimento decorre num fim-de-semana por mês até julho. As sessões deste fim-de-semana estão marcadas para as onze da manhã. O preço para crianças é de 5 euros, 7,5 para adultos e 4 euros para escolas.

Sónia Santos
Foto:TCA