O FC Porto é o primeiro finalista da Taça de Portugal. Os “azuis e brancos” venceram, na noite de quarta-feira, o Sporting, após marcação de grandes penalidades. Num jogo eminentemente táctico, com os dois sistemas de jogo dos treinadores a chocarem, a emoção e os golos apareceram no prolongamento.

O Sporting inaugurou o marcador aos 109 minutos. Marek Cech perde infantilmente a bola junto à linha final, Nani cruza e o inevitável Liedson cabeceia para o primeiro da noite.

Também de cabeça o Porto acabaria por empatar, cinco minutos depois – cruzamento de Quaresma e Benni McCarthy a levar a decisão da meia-final para o desempate por grandes penalidades. Até ao final do tempo regulamentar, ainda houve tempo para duas expulsões, uma para cada equipa.

Na lotaria dos penalties, os “dragões” acabaram por ser mais felizes. João Moutinho falhou a primeira grande penalidade, permitindo a defesa de Vitor Baía e depois foi ver as bolas entrarem na baliza e o Porto a carimbar o bilhete para a final do Jamor.

Os portistas encontram-se a 14 de Maio com o vencedor da meia-final entre Vitória de Setúbal e Vitória de Guimarães, hoje, quinta-feira, às 20h45 (RTP1).

David Pinto
Foto: UEFA