Ainda não é para já a passagem das relações com a Interpol e com a Europol da Polícia Judiciária (PJ) para Gabinete de Coordenação de Segurança, dependente do Ministério da Administração Interna (MAI). A notícia é avançada pela TSF “online”, citando uma fonte ligada à PJ.

A decisão deveria ser aprovada esta tarde em Conselho de Ministros e o Governo ainda não anunciou o adiamento, mas a Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) já reagiu.

“Achamos que é medida sensata por parte do Governo ponderar esta situação. A opinião que se tem ouvido é que essa medida não deve ser tomada. Mas continuamos preocupados porque é apenas um adiamento”, reagiu Carlos Garcia, secretário-geral da associação, em declarações ao JPN. Os motivos que levaram o Governo a adiar a passagem das relações com a Interpol e a Europol para o MAI não são conhecidos da ASFIC.

O JPN tentou obter reacções por parte da PJ, mas os responsáveis da Judiciária recusam-se a prestar, para já, declarações.

Andreia C. Faria