À segunda foi de vez. Depois de ter sido adiada na semana passada devido ao mau tempo, foi inaugurado hoje, terça-feira, o jardim Palmira Milheiro, no Amial.

São mais de três mil metros quadrados de espaço verde que foram requalificados no Amial. Do campo deserto de silvas ficaram apenas as árvores. Os bancos acolhem as pessoas de dia e de noite os focos iluminam o jardim. Do mobiliário de jardim aos terrenos relvados, tudo é uma novidade para quem mora perto da Rua da Telheira.

Américo Tomás mora perto do parque Palmira Milheiral e mostra-se satisfeito com o jardim. “Antes só havia erva daninha e ninguém utilizava o parque, por isso esta requalificação foi boa para os moradores”, disse.

Rui RioNeste parque foi feito “de tudo”, segundo o presidente da Câmara Municipal do Porto. “Isto era um espaço completamente abandonado, um silvado, e foi preciso fazer caminhos e pôr relva”, explica Rui Rio.

O jardim custou cerca de quarenta mil euros. “Mas o problema disto é a manutenção e não a construção”, reconheceu o presidente da Câmara.

O jardim Palmira Milheiro insere-se no programa da autarquia para requalificação de espaços desaproveitados perto de zonas habitacionais. “O avô e o neto não vão jogar à bola no Parque da Cidade porque é muito longe, [os jardins de proximidade] são parques mais pequenos, mais próximos das casas e que as pessoas utilizam mais facilmente”, afirmou o autarca.

Texto e foto: Tatiana Palhares