"Fama e Segredo na História de Portugal" tem a partir de hoje pré-publicação no blogue "Abrupto". Iniciativa é inédita em Portugal.

O blogue “Abrupto” vai anteceder a chegada às livrarias de “Fama e Segredo na História de Portugal”, o novo livro de Agustina Bessa-Luís, publicado pela editora Guerra & Paz. Todos os dias, a partir de hoje e até 10 de Abril, o blogue de Pacheco Pereira vai publicar excertos de uma das 12 histórias que compõe “Fama e Segredo da História de Portugal”, bem como as ilustrações que acompanham esse capítulo.

Este é um evento “inédito em Portugal, não se conhecendo ao nível da edição tradicional, registo de iniciativa semelhante noutros países europeus”, pode ler-se em comunicado conjunto do “Abrupto” e da editora.

“Entendemos experimentar uma forma de divulgação original, diferente das estratégias tradicionais de comunicação de um livro. Fizemos a proposta [de pré-publicação] ao Abrupto, que nos recebeu de braços abertos”, disse Manuel S. Fonseca, responsável pela recém-criada editora Guerra & Paz, em declarações ao JPN.

O blogue faz parte das estratégias de publicação da Guerra & Paz porque, refere o editor, “é uma das formas de criar uma fácil acessibilidade e liberdade de consulta do leitor”. O “Abrupto” foi o escolhido por ser “um dos mais consolidados blogues portugueses” e porque Pacheco Pereira “tem uma afinidade cultural e intelectual com Agustina Bessa-Luís que recomendava essa aproximação”.

“Um sobressalto”

Em “Fama e Segredo na História de Portugal”, Agustina relata 12 episódios da História de Portugal de um ponto “nada unânime”, considera Manuel S. Fonseca. Para o responsável pela Guerra & Paz, “o livro é um sobressalto. História a história vamos descobrindo abordagens completamente novas [da História de Portugal], não só porque a autora procura uma factualidade muito própria e especial, como também não hesita a juntar à factualidade um universo de lendas e efabulações”.

O livro, definido pelo editor como um “álbum de luxo”, é composto por 136 páginas e conta com ilustrações de Luís Miguel Castro. “Fama e Segredo na História de Portugal” estará nos escaparates das livrarias a 10 de Abril pelo preço de 55 euros.

Andreia C. Faria
Foto: Ricardo Fortunato/Arquivo JPN