Doença é responsável pela deformação das articulações. 20 mil portugueses afectados.

A artrite reumatóide é uma doença crónica e a causa de origem é ainda desconhecida. Manifesta-se essencialmente pela inflamação persistente das articulações, mas pode também comprometer outros órgãos. A doença evolui progressivamente, levando à deformação irreversível das articulações.

A artrite reumatóide é uma doença comum e afecta 20 mil portugueses. Pode atingir todas as pessoas, independentemente de idades, mas é mais frequente em mulheres entre os 30 e os 50 anos de idade.

A incidência em familiares com artrite reumatóide não é grande, uma vez que para que a doença se desenvolva é necessária a combinação de defeitos genéticos com estímulos externos.

Nos indivíduos com predisposição genética, a presença continuada de estímulos pode desencadear a cronicidade da doença, que se manifesta pela incapacidade do organismo para controlar a inflamação.

Os sintomas mais comuns da doença são a dor nas articulações, sobretudo nas articulações das mãos e dos pés, a tumefacção (inchaço) das articulações, a rigidez articular prolongada, o cansaço ou mal-estar e a anemia.

Rita Pinheiro Braga