É já neste sábado (20h45, SportTV) que Sporting e FC Porto se defrontam no “jogo do título”. Alvalade vai esgotar para assistir aos 90 minutos que podem decidir todo o campeonato nacional 2005/2006.

O Porto é primeiro classificado da Liga desde a 12ª jornada e quer continuar nessa posição até ao fim do campeonato. Quando faltam apenas cinco jornadas para a Liga terminar, a formação de Co Adriaanse tem somente dois pontos de vantagem sobre o rival lisboeta. Em caso de vitória, os “dragões” ficam com a passadeira estendida em direcção ao título. A derrota significa a perda da liderança e muito provavelmente do campeonato.

A grande notícia para os lados do Dragão foi o regresso de Lucho González. O estratega argentino recuperou da lesão sofrida frente à Académica e vai de certo jogar contra o Sporting. Lucho é o melhor marcador dos “dragões” e o segundo jogador mais utilizado por Co Adriaanse (o primeiro é Pepe). O seu papel no onze “azul e branco” é preponderante e o Porto só venceu uma vez com o argentino ausente.

Quem também está apto para Alvalade é Marek Cech. O eslovaco recuperou dos problemas musculares na coxa direita e voltou ontem aos treinos, ainda que de forma condicionada. A sua inclusão no onze inicial apenas depende da vontade de Adriaanse. De lembrar que Cech ficou de alguma forma ligado ao golo do Sporting na meia-final da Taça de Portugal, ao perder a bola para Nani que acabou por cruzar para Liedson fazer o golo. O mal foi menor, visto o Porto ter saído vencedor da partida, mas o técnico dos “dragões” normalmente não deixa passar em claro estas situações. No entanto, o lateral esquerdo tem-se exibido a bom nível e até se estreou a marcar na última jornada, frente ao Gil Vicente, o que lhe pode valer um lugar no onze.

A posição ocupada por Cech é, de resto, a única onde Adriaanse não tem um jogador certo. O técnico holandês tem variado as suas opções na ala esquerda do ataque, utilizando Lisandro, Alan, Anderson e Cech. A mente de Adriaanse é uma caixinha de surpresas e, como tal, torna-se difícil prognosticar quem será o escolhido para o “clássico” de sábado.

Em relação à lista de convocados, o holandês continua a reger-se pela mesma batuta. Anderson e Diego continuam de fora das opções do técnico.

Paulo Bento pode apostar em Miguel Garcia

Dissipada que está a questão “Liedson”, Paulo Bento apenas tem uma dúvida para formar o onze leonino. Tal como aconteceu na meia-final da Taça (que o Porto venceu no desempate por grandes penalidades), Miguel Garcia pode surgir no lugar de Abel do lado direito da defesa. O objectivo é travar Ricardo Quaresma, uma das armas que os “azuis e brancos” têm bem calibrada e que pode ser um incómodo em Alvalade. A seu favor Garcia tem o poder de marcação. Abel tem o facto de ser o titular, ter maior ritmo competitivo e estar entrosado com os colegas de equipa.

Outra agradável dor de cabeça para Paulo Bento é Nani. O jovem extremo formado nas escolas do Sporting tem feito exibições de encher o olho e pode merecer a confiança do técnico leonino para defrontar o FC Porto. No entanto, Nani deve apenas entrar na segunda parte. As despesas do jogo devem ficar entregues ao inevitável João Moutinho, a Carlos Martins e a Sá Pinto.

O clássico de sábado é o último da carreira do veterano internacional português, pelo menos como jogador. O capitão do Sporting pendura, este ano, as chuteiras e gostava de terminar a carreira campeão. Sá Pinto já sabe que vai ser titular e pretende inclusive marcar golos para ajudar o Sporting a chegar à liderança do campeonato.

No treino desta manhã faltou Anderson Polga. O defesa brasileiro contraiu uma mialgia na sessão de trabalhos de ontem e não esteve em Alcochete por precaução. No entanto, o médico do clube, Gomes Pereira, afirma que Polga “irá jogar” e Paulo Bento integrou-o na lista de escolhidos para o “clássico”. O treinador leonino repetiu a convocatória do encontro frente ao Vitória de Guimarães. Assim, Romagnoli, Luís Loureiro, André Marques, Hugo e Nélson continuam de fora das opções do técnico português.

Texto e fotomontagem: David Pinto
Fotos: UEFA