Cinco mil turistas passaram pelo Posto de Turismo no ano passado. Foi a pensar neste tipo de visitantes que a Câmara lançou a “Semana de Páscoa”.

O programa para os turistas engloba visitas guiadas pela cidade, visitas às caves de vinho do Porto e descontos em artigos tradicionais e bilhetes de teatro. Para isso é preciso comprar um passe de 3,5 euros. Contudo, a grande maioria dos turistas do Porto, a julgar pelos que o JPN encontrou nas ruas do Porto, prefere comprar um livro de turismo e aventurar-se pela cidade.

Shawn tem 34 anos e veio com um amigo alemão visitar o Porto. É dos Estados Unidos da América e vai ficar na cidade durante três dias. Os locais que mais gostou foram o Bolhão, as pontes sobre o Douro, as caves e alguns bares na Ribeira que descobriu com a ajuda de amigos portuenses. Shawn não participou em nenhuma visita guiada promovida pela Câmara porque conta com o conhecimento dos locais.

Ana tem 22 anos, é da Ucrânia e veio com amigos da Rússia e da Polónia. Vão ficar no Porto durante 2 dias. Não se interessam por visitas guiadas nem em provar vinho do Porto. Ana diz que comprou um bom livro de turismo que tem tudo o que precisa.

Jana, 23 anos, é da República Checa e como só vai ficar uma noite no Porto diz que não fazia sentido estar a participar no programa Semana da Páscoa.

Da Austrália chegaram há cinco dias Emily e Joel. Os jovens desconheciam os programas proporcionados pela Câmara, mas não se mostram interessados em visitas guiadas porque preferem fazer os próprios horários.

O ano passado foi um ano de crescimento para o turismo na cidade do Porto. Com mais de 60% dos visitantes de nacionalidade portuguesa, a cidade ainda não é um dos locais mais atractivos de Portugal. Os estrangeiros que mais visitaram o Porto no ano passado foram os espanhóis. À frente da cidade do Porto nas estatísticas estão as ilhas, a região de Lisboa e a de Faro. Estas cinco regiões representam 80% do número de turistas que ficaram a dormir no nosso país.

Tatiana Palhares
Foto: Ana Sofia Coelho