A Universidade do Porto (UP) apresenta esta quinta-feira duas “spin-offs” (termo que designa empresas criadas em ambiente universitário) que resultam da primeira edição do curso de Empreendedorismo da instituição.

O curso de Empreendedorismo tem coordenação científica de Daniel Bessa, director da Escola de Gestão do Porto, e é promovido pelo Instituto de Recursos e Iniciativas Comuns (IRICUP) da universidade com o objectivo de dotar os estudantes de pós-graduação de competências de gestão. Para os alunos de mestrado e doutoramento na UP, o curso é gratuito.

A Ecoin -Soluções em Ecoeficiência, Lda e a Neoscopio – Open Source Solutions são as mais recentes empresas surgidas a partir do curso.

António Cunha Pereira, da Ecoin, afirma que o curso “é muito importante, porque abre horizontes para que se possa criar a própria empresa”. No caso desta “spin-off”, criada para prestar serviços de consultadoria na área da ecoeficiência de empresas e instituições, “a ideia já existia desde há dois anos”. O curso de Empreendedorismo foi o passo decisivo no sentido de “consolidar” a formação anterior. E o facto de esta empresa ter surgido através da participação numa iniciativa da UP é “uma grande ajuda” em termos competitivos quando se entra no mercado, sublinha Cunha Pereira.

No caso da Neoscopio, a participação no curso foi mesmo “fundamental”, até porque foi aí que os quatro elementos da empresa se conheceram. O projecto da Neoscopio, explica o empresário Miguel Andrade, “precisava de pessoas de áreas científicas diferentes” e foi precisamente a “componente de interdisciplinaridade” que encontraram nesta iniciativa do IRICUP.

A empresa surgida do curso disponibilizado gratuitamente pela UP combina conhecimentos das áreas de Gestão, Química, Física e Psicologia e vai prestar serviços no ramo da informática com base em software livre.

As duas “spin-offs” vão ser apresentadas esta quinta-feira, a partir das 17h00 no auditório da Reitoria da Universidade do Porto, num “momento em que a inovação é tida como alavanca ideal para a retoma sustentada da economia portuguesa”, refere UP em comunicado de imprensa.

Inês Castanheira
Foto: UP