O Supremo Tribunal italiano confirmou a vitória da coligação de centro-esquerda liderada por Romano Prodi nas eleições legislativas. A coligação vencedora obteve mais 24.755 votos do que a Casa das Liberdades, a coligação de direita liderada pelo primeiro-ministro, Silvio Berlusconi.

A confirmação dos resultados baseia-se na recontagem de mais de 40 mil votos que não foram incluídos na primeira contagem por não ser claro o sentido do voto neles expresso.

O resultado é ligeiramente inferior ao que ditava a primeira contagem, que dava à coligação de Prodi mais 25.200 votos que ao bloco liderado por Berlusconi.

As eleições legislativas italianas decorreram nos dias 9 e 10 deste mês, mas o anterior primeiro-ministro, Silvio Berlusconi contestou a vitória da União, coligação encabeçada por Romano Prodi, antigo presidente da Comissão Europeia.

A vitória de Prodi foi anunciada no dia 10 de Abril, mas 24 horas depois, o líder da direita, Berlusconi, impugnou parte do escrutínio. Em causa estavam, particularmente, os votos dos italianos a residir no estrangeiro, votos que, como defendeu o Ministério do Interior, mesmo que fossem todos atribuídos à direita não chegariam para dar a vitória à Casa das Liberdades e manter Berlusconi no poder italiano.

Paula Teixeira
Foto: UE