Foram hoje, quarta-feira, inauguradas a nova cantina e uma residência universitária nas imediações da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). A cerimónia foi presidida pelo administrador dos Serviços de Acção Social da UP (SASUP), João Carvalho, e serviu também de homenagem ao actual reitor, Novais Barbosa, que deu o nome à residência.

A infraestrutura situada nas imediações da Faculdade de Letras vai ter várias valências. Além da residência com 248 camas e da cantina com 340 lugares, os alunos bolseiros podem ainda usufuir de um parque de estacionamento com 174 lugares, de um bar e um restaurante.

Depois da inauguração de duas residências em 2003 com 265 camas, o mais recente empreendimento dos SASUP vem responder às necessidades sentidas no Pólo III, que acolhe mais de 10 mil alunos das faculdades de Letras, Ciências e Arquitectura.

“O empreendimento, que pode ser utilizado por todos os estudantes que estão incritos nos SASUP, começa a funcionar no próximo ano lectivo e vai servir de apoio à Universidade Júnior já este Verão”, disse José Novais Barbosa ao JPN.

O reitor da UP acrescentou ainda que para este projecto ser concluído falta ainda fazer uma ampliação da faculdade para a qual ainda não há financiamento. “Este aumento da faculdade vai contrastar com o que já existe mas vai também completar todo o conjunto de edificios”, disse. Vão ser construídos um auditório, salas de aula e gabinetes.

Segundo Novais Barbosa, “para toda esta fase de instalações estar definitivamente concluída falta ainda construir os edificios da zona cental da Universidade e uma residência em Economia”.

Raquel Rego
Foto: Anabela Couto/Arquivo JPN