A economia portuguesa tem apresentado uma ligeira melhoria no primeiro trimestre de 2006, em comparação com o mesmo período do ano passado. São conclusões do relatório [PDF] do Banco de Portugal, relativo aos dados de conjuntura económica, divulgado hoje, sexta-feira.

Em Março de 2006, os índices da actividade económica subiram 0,5% em relação a Março do ano passado. Quanto ao consumo privado, o relatório do Banco de Portugal revela que tem-se vindo a registar uma melhoria desde o final do ano passado.

O relatório refere ainda que os dados apontam para a continuação da recuperação do consumo privado, a qual já tinha sido iniciada no final do ano passado. No mesmo período, o índice do volume de negócios do comércio a retalho aumentou 2,5%.

A par com a melhoria da actividade económica, registou-se também um acréscimo de confiança dos consumidores da Zona Euro relativamente ao último trimestre de 2005.

Previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI) relativas aos países da Zona Euro apontam para uma aceleração de 2% da actividade económica portuguesa.

Desemprego aumentou em 2006

O documento do Banco de Portugal mostra ainda dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), que revelam que o número de desempregados aí inscritos aumentou 5,9% no primeiro trimestre de 2006, comparativamente ao mesmo período de 2005.

Por outro lado, as ofertas de emprego registadas no IEFP subiram de 4,4% no primeiro semestre de 2005 para 5,1% em igual período de 2006.

Ana Sofia Coelho
Andreia C. Faria
Foto: SXC