Capital portuguesa recebe congresso mundial da FIDH, que terá como tema central as migrações em Portugal e no mundo.

Lisboa vai ser a capital mundial dos Direitos Humanos de 20 a 25 de Abril de 2007, ao receber o Congresso Trienal da Federação Internacional dos Direitos Humanos (FIDH).

O congresso, que vai reunir 450 a 600 delegados de 150 países, terá como tema principal a política económica da migração. O evento vai contar com a presença de altas figuras como a Nobel da Paz iraniana Shirin Ebadi (2003).

A Civitas é o organismo escolhido para a organização do evento em homenagem ao trabalho desenvolvido neste campo. No entanto, o presidente da Civitas, João Correia, explicou ao “Público” que “a escolha de Portugal tem haver com o facto de os direitos económicos e sociais ainda serem negligenciados”.

O presidente da Amnistia Internacional em Portugal, António Simões Monteiro, sublinha a importância destas iniciativas. “Tudo o que possa ser feito à volta de uma melhor protecção dos direitos é extremamente importante”, explica ao JPN.

Para António Simões Monteiro, outros direitos como o direito ao trabalho, à educação devem também ser discutidos neste congresso da FIDH.

Segundo ele, “Portugal tem alguns problemas em termos de violações de Direitos Humanos, nomeadamente a questão do tratamento dos presos, condições das prisões e lentidão da justiça”.

A primeira parte do congresso vai ser preenchida por um fórum sobre o tema principal, mas haverá ainda tempo para fazer um balanço das actividades da FIDH e definir compromissos.

Raquel Rego