O reitor da Universidade do Porto (UP), Novais Barbosa, garante que o atraso no envio do dossiê de adaptação curricular da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto (FPCEUP) não põe em risco o processo de Bolonha para o próximo ano na faculdade.

Novais Barbosa falou hoje, quinta-feira, ao JPN, aquando da inauguração de um novo edifício na Faculdade de Belas-Artes. O reitor explicou que se está a “procurar resolver o problema” do atraso da entrega do novo plano curricular da FPCEUP.

As duas licenciaturas – Psicologia e Ciências de Educação – entregaram na reitoria os processos separadamente e dentro do prazo. Mas na reitoria juntaram-se os documentos num só envelope que pesava mais do que o permitido com porte pago.

O funcionário responsável pelo envio do envelope não terá pago o excesso do peso e só terá regressado aos correios, para tentar resolver o problema, no dia 3 de Abril. O prazo limite de entrega era a 31 de Março.

O novo plano chegou ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com alguns dias de atraso, pelo que não foi aceite. A FPCEUP temia ver adiada para 2007-2008 a concretização do processo de Bolonha.

Novais Barbosa garante que “não é um drama como se tem procurado demonstrar” e que é possível encontrar uma solução. “Vai-se arranjar uma solução razoável. Não a que seria desejável, mas vai-se arranjar uma solução”, diz.

O reitor da UP assegura ainda que a aplicação de Bolonha na FPCEUP no próximo ano lectivo “não está em risco”.

Ana Sofia Coelho
Foto: Arquivo JPN