Em ano de centenário, os sportinguistas vão às urnas escolher o presidente que ficará à frente dos destinos do clube durante os próximos três anos. Filipe Soares Franco, Sérgio Abrantes Mendes e Guilherme Sousa querem um Sporting forte, mas apresentam projectos distintos.

Ao nível desportivo, todos os candidatos destacam a importância de o Sporting se afirmar cada vez mais num patamar nacional e europeu. Os três projectos querem apostar na formação mas divergem quando se fala na distribuição do apoio às modalidades. Filipe Soares Franco pretende extinguir as modalidades deficitárias do clube, enquanto que Sérgio Abrantes Mendes defende a manutenção. Guilherme Lemos tem a mesma opinião, mas quer ainda o regresso do Sporting ao ciclismo, hóquei em patins e basquetebol.

Para além da vertente desportiva, as candidaturas divergem no que toca a aspectos económicos, sobretudo o que diz respeito à resolução da crise financeira e do passivo do clube. Soares Franco defende a alienação do património não desportivo, ao contrário dos seus oponentes. Esta foi umas das bandeiras que o candidato defendeu, mas que foi chumbada pelos sócios sportinguistas aquando da sua votação em Assembleia Geral.

Outras soluções são apontadas por Abrantes Mendes, que defende a renegociação do “project finance” e a maximização de receitas com o regresso dos sócios pagantes ao clube. O candidato quer também encerrar as sociedades deficitárias do complexo empresarial.

Já Guilherme Lemos quer ultrapassar a crise leonina através de uma racionalização das receitas do clube e maximação das receitas de “marketing” e “merchandising”. Reorganizar o universo empresarial sportinguista é outro dos objectivos deste candidato.

Filipe Soares Franco é o actual presidente demissionário e o que conta com maiores apoios, dos quais se destacam José Roquette, Carmona Rodrigues ou Sousa Cintra. O seu principal oponente, Sérgio Abrantes Mendes, não deixa de acreditar na vitória e tem em Manuel Fernandes e Oceano os principais rostos da campanha. Guilherme Lemos é a lista que reúne menos apoios conhecidos.

Sónia Santos