Já começou a sexta edição do Festival Nacional de Robótica que vai decorrer em Guimarães de 28 de Abril a 1 de Maio. Pelo menos 500 robôs vão fazer parte das atracções deste fim-de-semana no Pavilhão Multiusos da cidade berço.

Serão várias as competições destinadas a estudantes e jovens inventores. As principais modalidades do festival são o futebol robótico, condução autónoma, busca e salvamento e a dança. Uma das principais provas é uma demonstração de cães robôs.

Durante o festival será assinado um protocolo para a constituição de uma Sociedade Portuguesa de Robótica, entidade que visa estimular o ensino, investigação e aplicações na área da robótica.

O evento está a decorrer no Pavilhão Multiusos de Guimarães e é uma iniciativa do departamento de Electrónica Industrial da Universidade do Minho, depois de no ano passado Coimbra ter sido o palco da quinta edição.

Estarão presentes diversas ligas de futebol robótico, nomeadamente, a liga de futebol dos robôs médios, FRM, dos robôs pequenos, SSL, o RoboCup Júnior. Das provas principais constam actividades como busca e salvamento e a tradicional competição de condução autónoma.

De acordo com a organização do festival, “ao se organizar este evento em Portugal, pretende-se não apenas motivar os alunos das escolas que participam na competição para uma área tecnologicamente avançada e altamente multidisciplinar, mas também dar um contributo positivo para o desenvolvimento da investigação em robótica e automação e uma maior divulgação da ciência e tecnologia do país”.

No decorrer do festival estarão presentes dois oradores convidados especiais: Claude Nicollier, astronauta da agência espacial europeia, que detém, actualmente, o recorde europeu de viagens ao espaço e esteve envolvido na missão de reparação do telescópio espacial Hubble, e Frank Joublin, investigador do laboratório da Honda na Alemanha, que falará sobre o passado, o presente e o futuro do robot humanóide ASIMO.

Este ano estarão presentes no Robótica 2006, pela primeira vez, equipas internacionais. Para já a organização confirma a presença de Espanha e do Irão. “Isto demonstra o esforço que se tem feito no sentido de dar credibilidade ao evento e a boa receptividade que este tem noutros países”, argumenta a organização.

Paula Teixeira