As listas da colocação de professores vão ficar disponíveis a partir de hoje, sexta-feira, na página da internet do Ministério da Educação (ME), nas direcções regionais e nos sindicatos, anunciou ontem o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, em Lisboa.

Contactado pelo JPN, José Manuel Costa, dirigente da FENPROF do Norte, diz que “neste momento qualquer declaração sobre as listas seria precoce. A única coisa que se sabe é que elas serão divulgadas hoje, mas as próprias listas ainda não são conhecidas”. E explica: “Aquilo que sabemos são algumas curtas informações relativamente à percentagem de validações que, segundo a secretaria de Estado da Educação, é de 97,3%”.

Contudo, a FENPROF aplaude a rapidez do processo. “Podemos mostrar satisfação porque a lista provisória de graduação vai ser conhecida num ‘timing’ correcto para os docentes e para a vida das escolas, e permitirá que a própria lista de colocações venha a ser conhecida ainda antes do termo deste ano escolar, que julgo que se prevê para meados de Junho, o que também será vantajoso”, acredita José Costa.

“Só uma posterior análise [das listas] é que nos poderá dizer se essa taxa [de professores sem colocação], embora escassa, poderia eventualmente ser ainda menor, ou se entre as validações isso significa mesmo que as situações estão todas correctas ou não”, elabora.

Foram 3.294 os docentes (2,7%) cuja candidatura foi excluída, mas que vão poder proceder às reclamações durante cinco dias úteis, a contar de 2 de Maio.

Num universo de 122.647 candidatos, os docentes ordenados nas listas atingiram os 97,3% (119.353 professores), contra os 84% do ano passado.

Até à hora da publicação da notícia (17h56), as listas ainda não constam do “site” do ME.

Gina Macedo
Foto: Teachers