“De forma completa, verificável e irrevogável”. É assim que os governos norte-americanos e japoneses pretendem que seja desmantelado o programa nuclear da Coreia do Norte, refere a agência Lusa.

A declaração conjunta dos EUA e Japão surge três semanas depois da Coreia do Norte ter abandonado a mesa de negociações a seis e ter admitido a intenção de reforçar o seu programa nuclear.

A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, o secretário da Defesa, Donald Rumsfeld, e os seus homólogos japoneses, Taro Aso e Fukushiro Nukaga, respectivamente, falaram hoje, terça-feira, em Washington, onde sublinharam a importância da diplomacia e da retoma das negociações com a Coreia do Norte.

Condoleezza Rice disse que o Japão e os EUA estão a trabalhar em conjunto na questão da proliferação de armas nucleares e mais particularmente no caso da Coreia do Norte.

Desde Novembro passado que as negociações sobre o programa nuclear norte-coreano, que sentavam à mesa a Coreia do Norte, a Coreia do Sul, os Estados Unidos da América, a Rússia, a China e o Japão, estão suspensas.

O presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-Il (na foto), recusa-se a voltar para a mesa de negociações enquanto os EUA não levantarem as sanções financeiras aplicadas a entidades norte-coreanas e refere mesmo a intenção de reforçar o programa nuclear do país. Em causa está a acusação dos EUA à Coreia de Norte de branqueamento de dinheiro e tráfico de armas.

As negociações a seis arrastam-se quase há três anos, desde Agosto de 2003, mesmo antes de Pyongyang ter admitido, em Fevereiro do ano passado, que tem um programa nuclear com fins não civis.

Tatiana Palhares
Foto: DR