João Paulo vai ser jogador do FC Porto. Segundo os diários desportivos nacionais, os “azuis e brancos” chegaram a acordo com a União de Leiria para a transferência do defesa central para o Dragão. João Paulo deve assinar contrato ainda esta semana, válido por quatro temporadas.

Os valores monetários da transacção ainda não são conhecidos, mas o jornal “A Bola” informa que o Leiria deve receber como compensação três jogadores: Bruno Vale vai para a União por empréstimo durante uma temporada, Marcos António sai de Barcelos para a cidade Lis e Maciel, já emprestado ao Leiria, deve assinar um contrato definitivo.

João Paulo tem 24 anos, foi internacional pela selecção de esperanças e representou o Leiria quase toda a sua carreira. O jogador ainda passou pelos quadros do Sporting pela mão de Laszlo Boloni, mas a experiência em Alvalade não correu pelo melhor, tendo regressado ao clube que o fez ganhar estatuto de jogador de alto nível.

Capitão de equipa e líder natural, João Paulo actua prefencialmente no centro da defesa ou como médio defensivo. Com características semelhantes a Pepe, é forte no jogo áereo e possante, mas também alia a essas qualidades a rapidez e o instinto goleador.

O jogador já mostrou satisfação pelo facto de vir a representar o FC Porto, onde quer triunfar e ser titular para poder fazer parte das opções de Luiz Felipe Scolari na selecção nacional. João Paulo é a segunda contratação dos “dragões” para 2006/2007, depois de Pinto da Costa ter confirmado a transferência de Diogo Valente, médio do Boavista, para o Dragão.

David Pinto
Foto: União de Leiria